O que dizem as novas regras do INSS para o empréstimo consignado?

solicitar meu crédito pessoal
O que preciso saber antes de solicitar meu empréstimo pessoal?
1 de fevereiro de 2019
3 hábitos tóxicos para sua vida financeira
8 de maio de 2019
Exibir tudo

O que dizem as novas regras do INSS para o empréstimo consignado?

regras do INSS para empréstimo consignado

As regras do INSS para o empréstimo consignado mudam a partir deste ano. O principal objetivo por trás dessa mudança é tornar mais rígida a forma como é oferecido e concedido o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Mas você sabe o que dizem essas novas regras e como elas podem prejudicar o público do consignado? Dá uma olhadinha!

O que mudou?

As mudanças foram definidas por meio de uma Instrução Normativa do presidente do INSS, no final de 2018, e diz respeito aos novos aposentados e pensionistas.

Segundo essas novas normas, as instituições financeiras e agências de crédito não podem mais realizar atividades de marketing ativo, oferta comercial ou convencimento do beneficiário do INSS por um prazo de até 180 dias após a concessão do benefício pelo INSS. Em outras palavras, bancos e instituições de crédito não poderão oferecer empréstimos até o final desse período.

Além disso, outra nova regra determina o bloqueio do benefício do INSS para a contratação de empréstimos consignados. Após 90 dias, no entanto, o próprio aposentado, pensionista e/ou representante legal pode solicitar o desbloqueio, junto da instituição financeira da qual deseja solicitar o crédito.

Como isso pode prejudicar aposentados e pensionistas do INSS?

Ainda que a medida seja muito importante para evitar fraudes, golpes e assédio com o público, também é uma ação que pode, indiretamente, prejudicar aposentados e pensionistas do INSS.

A Instrução Normativa é bastante clara ao afirmar que aposentados e pensionistas têm a possibilidade de solicitar empréstimo consignado após os prazos determinados e em caso de pedir o desbloqueio do benefício do INSS para o crédito, juntamente a instituição.

No entanto, essa medida pode dificultar a procura pela modalidade de empréstimo consignado, justamente pelo público ter que passar uma por grande burocracia até conseguir o tão necessário crédito.

Aposentados e pensionistas, dessa forma, irão atrás de outros tipos de crédito, com juros gigantescos e com grande potencial de prejudicar sua estabilidade financeira. Assim o risco de inadimplência aumenta exponencialmente.

Na hora de solicitar o seu crédito, lembre-se de fazer o desbloqueio do seu benefício no INSS e procurar pela contratação do crédito consignado. É um produto mais simples, de fácil pagamento e com juros e taxas menores.

Caso você ainda tenha dúvidas relacionada as novas regras do INSS para o crédito consignado, é só nos chamar no WhatsApp clicando aqui ou nos ligar pelo número (48) 3632.2138

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *