Como criar um planejamento financeiro em 2019 para não se endividar

Como criar um planejamento financeiro em 2019 para não se endividar

Planejamento financeiro

Costumamos idealizar aquela viagem que pretendemos fazer, o carro que queremos comprar, a reforma da casa. Mas o seu planejamento financeiro para o ano que inicia, você já fez?

Ano novo, metas traçadas, hora de elaborar estratégias! Aí vão algumas dicas para você não se endividar em 2019.

  1. Coloque no papel seu orçamento mensal. Comprometa-se em pagar todas as contas fixas (de preferência à vista) e siga uma boa estratégia com o dinheiro que sobrar, determinando o que é necessário e o que você pode fazer com ele.
  2. Reduza despesas. Repense antes de fazer compras desnecessárias e economize nas contas de consumo (energia, água, gás). Por menor que seja a economia, já é um valor a mais que sobrará para você dar um melhor direcionamento no decorrer do mês.
  3. Evite pagamentos parcelados. Apesar de facilitarem compras, essas contas podem fazer com que você se perca no seu orçamento mensal e suas finanças virem uma bola de neve. Cuidado com as compras no cartão de crédito!
  4. Estabeleça pequenas metas mensais. Para chegar ao seu objetivo final, tenha claro quanto você precisa economizar por mês e determine prazos específicos. Dessa forma, você criará uma rotina financeira mensal e sempre terá um dinheiro extra – caso exista a necessidade, você já o tem guardado.

Independente de qual seja seu investimento ou realização para 2019, esteja consciente das estratégias boladas e não caia no comodismo! Afinal, de nada adianta planejar e não seguir. Um bom ano financeiro para você!